PRATELEIRAS


A simples montagem de uma prateleira de vidro pode mudar a imagem de uma vidraçaria na mente dos clientes – para melhor ou para pior, dependendo do serviço realizado. Dominar técnicas para se fazer um trabalho bem feito é importante, assim como conhecer os vários modelos de suportes direcionados para esse material.

Para acertar na escolha no produto para o cliente é preciso, primeiramente, analisar a sua utilização. Se irá ter uma utilidade apenas funcional ou se será uma peça decorativa. A pergunta seguinte a se fazer é o que tal cliente pretende colocar sobre a prateleira. Assim é possível avaliar-se o peso que tal prateleira deverá suportar e a distância que tal peça deverá distar da parede, determinando-se a espessura e a largura dos vidros.

O vidro de prateleiras precisa ser lapidado para evitar cortes. Devido a isso, curiosamente, o valor do vidro lapidado sem têmpera na maioria das vezes é o mesmo de um vidro temperado. Isso porque fornecedores costumam associar vidros lapidados a um material sofisticado de decoração, enquanto o temperado precisa naturalmente ser lapidado para ir ao forno e já se tornou um produto popular. Uma dica é pedir dois orçamentos separados para o fornecedor. E, logicamente, dar preferência ao vidro temperado.

Instalações básicas

A solução mais simples para a instalação de prateleiras de vidros é a fixação com suportes de fenda, que podem ser encontrados com preços baixos. Existem diversos modelos, sendo alguns quadrados e outros arredondados, mas o princípio de sustentação é o mesmo. Trata-se de um pino com uma fenda. O vidro é introduzido dentro e aparafusado ali.

A GDS lançou recentemente uma versão aperfeiçoada dessa solução. Trata-se do Suporte Fenda Flex, que se ajusta à espessura do vidro através de uma regulagem, evitando que a vidraçaria tenha de manter estoque de várias peças de tamanhos diferentes.

Com ou sem balanço

Em móveis, ou quando o vidro é instalado em recuos na parede, ou ainda entre colunas, a resistência é acentuada porque nenhuma peça fica em balanço. São utilizadas, nesse caso, quatro suportes – sendo duas atrás e duas na frente.

No caso de ter uma das pontas em balanço, quanto maior a prateleira a ser fixada, maior deve ser o suporte fenda a ser instalado. E quanto maior o peso a ser apoiado na prateleira, maior deve ser a espessura do vidro.

De forma geral, os suportes de fenda são utilizados em prateleiras de pequeno porte, para vidros de 4, 6, 8, 10 e 12 mm e peso de 1 a 5 quilos. Servem para utilizar como porta-xampu, saboneteira, perfumes e sua vantagem é o de serem baratos e acessíveis.

Os suportes normalmente são utilizados em par e cada par pode variar de peso. Os suportes mais robustos podem suportar pesos que chegam a 60 quilos. Normalmente o que se deve observar é a largura e a profundidade do vidro. Na largura é possível corrigir a carga utilizando mais suportes, já na profundidade isso não dá para ser feito. Um suporte de fenda para vidro de 4 mm, por exemplo, suporta prateleira com o máximo de 15 x 5 mm. Uma exceção para os suportes fenda ocorre na utilização do suporte fenda quadrado, que é uma versão do suporte fenda flex, também fabricado pela GDS. Ele possui maior área de aperto e contato com o vidro, portanto, consegue suportar peças um pouco maiores por cada par.

Tucano e Pelicano

Utilizados para prateleiras maiores, com pesos que variam de 15 a 60 quilos, podem ser utilizados para vidros com espessuras de até 20 mm. O nome de aves remete ao formato das peças, que se assemelham a seus bicos. A peça possui uma regulagem que prende a borda do vidro posicionada na parede e sua haste permite o apoio do vidro, deixando as bordas externas livres.

Para a fixação dessas peças é importante considerar a dimensão do parafuso com a bucha que servirá para fixação, para que a prateleira de vidro não venha ao chão devido ao errado dimensionamento do parafuso e bucha, aliado com o excesso de peso. A qualidade da parede também deve ser analisada.

Alinhamento

Nada depõe mais contra a vidraçaria do que uma fixação feita sem nivelamento. Portanto, é essencial a utilização de níveis de bolha, níveis de água ou até mesmo de nível laser.


Deixe seu Email e receba novidades