5 Maneiras de usar as Prateleiras na Decoração


As prateleiras são funcionais, fáceis de instalar e podem criar desenhos diferenciados nas paredes. Quando combinado com muita criatividade, pode proporcionar belos cenários no interior do seu ambiente. 

Justamente por isso, as prateleiras se tornaram um dos acessórios favoritos dos arquitetos e designers de interiores e agora, pode vir a ser o seu, também. 

Agora, antes de apresentarmos 5 maneiras de usar prateleiras na decoração, devemos ressaltar a utilidade e importância das prateleiras, para que além da característica estética, seja entendido seu desempenho. 

Prateleiras são necessárias? 

A decoração em casa sempre precisa de aliados para encontrar sua harmonia e deixar o ambiente sempre criativo e com personalidade. Aí que as prateleiras entram. 

Cada vez mais os espaços da casa ganham um visual mais clean e limpo, pois, afinal, aproveitar o espaço da casa é a melhor escolha.  

Alguns móveis acabam ocupando muito espaço, principalmente para quem tem crianças em casa, pode acabar dificultando um pouco a locomoção dentro do ambiente. 

É nessa tarefa que as prateleiras conseguem ser mais fortes, pois podemos otimizar o espaço, já que ambos são fixados na parede com suportes de todos os modelos. 

Ainda organiza o ambiente, além de decorar ao mesmo tempo, já que os objetos decorativos fazem uma dupla perfeita com prateleiras. 

  1. Menos é mais 

Lembre-se, a criatividade não tem limites e com isso, sua decoração pode ficar surpreendente, como por exemplo, colocar praticamente nada em sua prateleira. 

Ao contrário do que se possa imaginar, nem sempre é necessário preencher completamente uma prateleira. Espaços vazios, principalmente em prateleiras pequenas, são importantes para trazer dinâmica à produção. 

Lembre-se que os acessórios que você irá usar para instalar, podem ser tão belos quanto os itens que serão postos acima dele. 

  1. Nova utilização, mesmo acessório 

Prateleiras no lugar de armários, por exemplo. Na cozinha, é possível trocar os armários por prateleiras abertas.  

O truque para a manutenção ser mais simples é colocar nela os objetos mais utilizados no dia a dia; afinal, eles serão lavados com certa regularidade.  

  1. Prateleiras resistentes a peso 

Dependendo do tipo de fixação usada, a prateleira vai suportar uma quantidade X de peso. Por isso, é importante verificar o peso do que vai ser colocado sobre ela. 

Uma prateleira de livros, por exemplo, precisa ser bem resistente assim como uma prateleira de cozinha onde vão ficar panelas e pratos. 

  1. Combinando cores 

Outra forma de usar as prateleiras na decoração é combiná-la com o restante da decoração do cômodo.  

Uma sala com decoração rústica, por exemplo, pode ter prateleiras de madeira com suporte preto.  Outra opção para um quarto de estilo moderno é ter várias prateleiras dispostas na parede em posições diferentes formando um desenho. 

  1. Prateleiras compridas 

A utilização da prateleira extensa, com certeza traz um ar mais sofisticado a qualquer ambiente, ainda mais quando os acessórios que as compõem também seguem o mesmo nível.

Dessa forma, cria-se uma linha contínua que faz o olhar percorrer todo o espaço, criando a sensação de amplitude. 


Deixe seu Email e receba novidades