Como escolher silicone para vidro


A escolha certa para colar vidros pode garantir segurança, estanqueidade, estética, conforto e qualidade. Porém a escolha errada do silicone pode trazer riscos, desconforto e prejuízos financeiros. Leia esse artigo feito pela GDS até o final e descubra como escolher o melhor silicone para o seu projeto.

Saiba qual melhor silicone para colar o vidro

O silicone abriu novas possibilidades do vidro na construção civil que representou um grande avanço para o segmento. O destaque fica para construção de fachadas estruturais com vidros e outros elementos relacionados como envidraçamento de sacadas e até mesmo box de banheiro, portas e janelas.

Esse tipo de material serve para criar uma ancoragem emborrachada e continua com flexibilidade suficiente para absorver todo desgaste causado por rachaduras, entrada de água e ar. É importante ressaltar que somente os silicones possuem a combinação perfeita para garantir essa vantagens essenciais para estruturas que precisam de envidraçamento. 

É importante ressaltar que o mercado oferece diversos tipos e marcas de silicones para vidros, porém algumas se destacam mais que os outros devido a sua qualidade e eficiência em alguns processos. Porém existem outras que não oferecem o resultado esperado para vedação e suporte mecânico das placas de vidro, fazendo com o projeto seja comprometido. Por isso, é fundamental saber escolher o melhor silicone para o vidro. 

Em caso de dúvida sempre busque por marcas reconhecidas pela boa qualidade. Silicona de má qualidade, inevitavelmente pode apresentar episódios de descolamento, ressecamento, rachaduras, dificuldade de promover uma estanqueidade segura, baixa flexibilidade, resistência mecânica e outras questões que podem interferir na funcionalidade e segurança da estrutura.

As consequências podem ser terríveis e podem causar graves acidentes caso uma placa de vidro se descole de metros de altura devido ao uso do silicone errado.

Conheça alguns tipos de silicone para vedação de vidros

Além de escolher os silicones para colar vidros de qualidade reconhecida, é necessário observar qual é o melhor silicone para vidro para cada tipo de instalação. Abaixo listamos algumas qualidades mais recomendados no mercado para profissionais saber como escolher o melhor silicone para vidro:

Silicone estrutural 

O silicone estrutural é indicado para instalações mais robustas como fachadas de arranha céus com envidraçamento. E como o próprio nome indica, esse tipo de silicone para vidro é ideal para estruturas, pois possui substâncias apropriadas para garantir a força necessária para esse tipo de projeto. As instalações desse tipo de material costumam ser mais complexas exigindo uso do silicone estrutural em seu desenvolvimento.

Silicone acético 

O selante de silicone acético para vidro é indicado em ambientes úmidos, pois possui alta elasticidade e resistência. O silicone acético serve para colar superfícies lisas como alumínio, além de vidros. É indicado somente para vidro comum e contra indicado para aplicação em outros tipos de vidros.  

Silicone neutro

O silicone neutro é muito versátil, pois tem um reação muito positiva com o vidro. Ele é indicado para realizar diferentes tipos de vedações, pois pode ser aplicado em diversos tipos de vidros. É um dos tipos de silicone para vidro mais requisitados devido ao seu leque de aplicações, entretanto, o seu tempo de cura é de três dias.

Independente do tipo de silicone escolhido, lembre-se bem de observar as especificações do produto e suas qualificações.

Escolha os melhores produtos do mercado aqui na GDS! 

Entre em contato e escolha o seu produto.


Deixe seu Email e receba novidades