Como escolher o vidro ideal para cada tipo de instalação ?


Muitas pessoas acreditam que materiais feitos a base de vidros são todos iguais, porém isso não é verdade. Existem diversos projetos distintos que são necessários estabelecer um estudo específico para saber qual vidro ideal para cada tipo de instalação.

O vidro é considerado um material resistente e seguro, por isso é muito escolhido por engenheiros e arquitetos em diversos tipos de obras, porém é importante ressaltar que essas qualidades do produtos só são válidas quando a tecnologia correta é aplicada em seu processo de fabricação.

A escolha do vidro errado seja na parte tecnológica ou características do produto pode comprometer todo o projeto colocando em risco a vida de todos envolvidos. 

Além disso, é necessário ter uma qualificação específica para escolher o vidro ideal para cada tipo de instalação, pois em cada projeto existe um modelo exato e saber qual produto escolher assegura o bom funcionamento da estrutura oferecendo segurança aos profissionais responsáveis pelas instalações e aos usuários que vão frequentar o ambiente.

Outra recomendação importante é não usar vidros comuns em coberturas, portas de vidros, assim como em guarda-corpos que não podem receber vidros temperados (mesmo sendo vidro considerado extremamente seguro), pois em ambos os casos citados, o vidro poderia trazer algum tipo de perigo físico aos usuários e principalmente acidentes com estilhaçamento de vidro, além de problemas judiciais gerados pelo ocorrido.

Normas para instalação de vidros

As normas para vidros são especificados pela ABNT, órgão responsável por estipular diretrizes em todos processos garantindo trabalhos de qualidade diminuído a aparição de problemas com instalação do produto em projetos de construção civil. 

Todos os profissionais que trabalham de forma séria e consciente em suas obras seguem à risca as normas vigentes. 

ABNT é a grande responsável por ditar qual o vidro correto para cada tipo de instalação, pois estabelece padrões importantes que devem ser seguidos por diversos setores como construção civil e arquitetura.  

Como escolher o vidro certo ?

Como citamos anteriormente, existem diversas normas que devem ser seguidas antes de escolher um tipo de vidro para o seu projeto, por isso, você deve ter em mente se o vidro escolhido se enquadra para aquele tipo de instalação.

A NBR 7199 é a principal norma do setor, sendo obrigatória para todos os profissionais que desejam realizar instalações com vidros. 

Veja algumas indicações dessa norma abaixo: 

 

  • A norma 7199, após revisão, inclui direcionamentos para aplicações como: piso de vidro, muro de vidro, vidros resistentes a explosões e arrombamentos, vidros blindados, entre outros.

 

  • Portas, vitrines e divisórias: Pode ser aplicados vidros de segurança quando for instalado abaixo de 1,1m em relação ao piso independente de seu pavimento. Para instalações acima dessas medidas é possível utilizar o vidro comum desde que seja colado ou encaixilhado em todo perímetro. 

 

  • Coberturas, clarabóias, marquises, fachadas inclinadas: São indicados vidros laminados ou aramados. É permitido vidro insulado desde que seja laminado ou aramado.

 

  • Fachadas com vidros verticais: Deve-se seguir as normas que consideram a localização do pavimento e a altura de instalação em relação ao piso.

 

  • Guarda-corpo: O vidro laminado e aramado são indicados para instalações nos parapeitos dos guarda-corpos.

 

  • Corta fogo: É necessário instalar o vidro laminado com a película especial resistente ao fogo e com a resistência estipulada pela NBR 14925.

 

  • Barreiras de segurança: O vidro indicado é o laminado ou insulado, pois oferecem maior segurança em casos de arrombamento ou necessidade de alto nível de segurança.

Em inúmeros casos é possível combinar o processo de laminação com vidros temperados amplificando as qualidades de proteção e resistência desses produtos.

Além disso, existem diversas normas especificando vidros em outros ambientes como móveis, piscinas e aquários. Por isso, um profissional que preza o seu trabalho deve seguir todas as normas vigentes para não ter problemas futuros.

Gostou das nossas dicas ? Acompanhe mais informações como essa em nosso site.

A GDS oferece os melhores acessórios e ferragens para vidro do mercado, entre em contato e conheça os nossos produtos.


Deixe seu Email e receba novidades