Guarda corpo de vidro: aplicação e normas


Algumas pessoas acreditam que o vidro é frágil, porém essa ideia está longe de ser verdade quando a instalação é realizada de forma correta através de equipamentos e tecnologias adequadas, ele pode ser sim um material resistente, oferecendo sutileza, segurança e modernidade à decoração de qualquer ambiente.

Por isso, é possível observar que o vidro está sendo cada vez mais utilizado em projetos arquitetônicos como pontes, piscinas de vidro, fachadas, corrimãos, guarda-corpos e entre outros. 

A GDS separou algumas informações importantes para fazer a instalação do guarda-corpo de forma correta de acordo com as normas da ABNT. 

Leia as nossas dicas e saiba como entregar um trabalho de qualidade para o seu cliente.

Instalação de guarda corpo de vidro

Antes de realizar a instalação do guarda-corpo é necessário verificar o vidro adequado e a forma que será instalado e os acessórios que serão utilizados. Além disso, é preciso analisar o tipo de ancoragem que será utilizada nas folhas de vidro.

Os principais componentes que devem ser utilizados na instalação são: parafusos, chumbadores e fixadores, todos devem ser de aço inoxidável para evitar possíveis corrosões. A norma também indica que quando houver a necessidade de fixação com furação em guarda-corpo para escadas de vidro é necessário uso de vidro temperado-laminado, pois o processo de laminação garante a segurança para suportar a fixação mecânica. 

Os tipos de ancoragem utilizados em guarda-corpo de vidro são a fixação através de prolongadores, guarda-corpo de vidro com torre, guarda-corpo com botão, torre de pinças e perfis de engastamento na borda inferior com o uso de vidro laminado-temperado.

A Norma Regulamentadora 14.718 ressalta que a profundidade mínima para instalação dos elementos de ancoragem no concreto não seja inferior a 70 mm, excluindo a espessura de possíveis revestimentos nas paredes ou piso. A altura mínima deve ser de 1,1 metro do piso, considerando variáveis como degraus.

Siga as normas vigentes 

A ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas é o órgão responsável pela elaboração de todas as normas da construção civil. No caso do vidro, essas regras foram criadas para garantir que ele seja utilizado de forma segura sem causar perigo aos seus usuários, pois é muito comum presenciar instalações fora das normas estabelecidas podendo ocasionar graves acidentes.  

De acordo com a NBR 14.718, da ABNT (Norma ABNT para guarda corpo de vidro), as placas de vidro para esse tipo de projeto devem estar em conformidade com a NBR 7.199, que reforça sobre a utilização de vidros na construção civil e orienta que o envidraçamento de guarda corpos de vidro – assim como parapeitos, balaustradas, sacadas e vidraças não verticais sobre passagem – devem ser realizados com vidros de segurança laminados ou aramados.

Essa recomendação é super importante, uma vez que o vidro laminado ou aramado quando se quebra, não espalhar estilhaços de vidro pelo ambiente, pois possui uma película especial que mantém o vidro preso em seu material, diferente do comum que poderia espalhar pedaços para todos os lados e provocar acidentes. 

As normas também permitem a utilização de vidro insulado (vidro duplo) na composição de guarda-corpos de vidro, desde sejam laminadas ou aramados.

Um grande equívoco de alguns profissionais que podem atrapalhar o projeto e até provocar acidentes é optar pelo uso do vidro temperado, apesar de ser considerado seguro, ele não pode ser utilizado  na instalação do guarda-corpo de vidro, pois seu material pode quebrar e se espalhar pelo ambiente assim como os outros. 

Ele só poderá ser utilizado caso passe por um processo de têmpera para se transformar em um vidro temperado laminado sendo assim ele será considerado seguro para esse tipo de instalação.

Precisa de acessórios de qualidade para instalar o guarda-corpo de vidro em seu projeto ? Conheça os produtos da GDS.


Deixe seu Email e receba novidades