Como transportar o vidro em segurança?


Todos sabemos que o vidro é um dos materiais mais requisitados no mundo e por ter uma composição relativamente frágil, também é o que mais precisa de cautela em seu transporte. 

Desde seu transporte em veículos, até a aplicação e manuseio do vidraceiro, o transporte de vidro tem diversas normas que tornam este processo mais seguro e eficaz.  

Para que você entenda cada etapa, começaremos pelo início do processo. Vamos lá.  

O transporte correto é com o veículo correto 

Os cuidados com o vidro já começam a partir do momento que ele é fabricado. Para poder realizar o transporte de vidro seguro e indicado, é necessário que seja utilizado o meio de transporte correto. 

O transporte de vidros é comumente feito por caminhões, logo, é preciso que esses veículos estejam sempre regulamentados e autorizados para rodagem. 

Todos os caminhões que transportam vidro devem estar com equipamentos básicos de segurança, além de serem conduzidos por profissionais bem treinados para o volante e para o delicado manuseio das chapas de vidro. 

Além disso, o estilo de direção é totalmente diferente, pois o motorista responsável pelo transporte de vidro deve sempre realizar uma condução cautelosa, por exemplo: 

  • Evitar quaisquer freadas bruscas; 
  • Arrancadas violentas; 
  • Cruzar lombadas e valetas suavemente; 
  • Conduzir por estradas acidentadas com máxima atenção, em velocidade reduzida; 
  • Evitar torções nos eixos do veículo para não torcer a carroceria; 
  • Proteger toda a carga com lonas, para proteção com chuva e detritos; 

Essas dicas, por mais simples que pareçam, farão total diferença na qualidade do seu serviço. Estamos falando de vidro, portanto, todo cuidado nunca é demais e toda informação é bem-vinda. 

Conhece os cavaletes? 

A utilização de cavaletes para o transporte é um método seguro de manter carroceria e vidros bem protegidos.  Com os cavaletes, é necessário respeitar o limite de chapas comportadas por cada modelo, evitando a quebra do material mais ao fundo da pilha. 

É importante amarrar bem a carga, para evitar tombamentos, protegendo o topo com material macio e a base com material mais rígido ao fundo, para calçar de modo mais eficiente. 

Nas mãos do vidraceiro 

Para os vidraceiros, existem algumas ferramentas como as ventosas para vidro, que facilitam o transporte de vidro, o tornando mais seguro e eficaz. 

Além dessa ferramenta, acessórios de proteção (EPI’s) também devem ser usados, para garantir a segurança dos profissionais. Alguns desses acessórios são: 

  • Óculos de segurança; 
  • Luvas Anticorte; 
  • Mangote Anticorte; 
  • Bota com biqueira; 
  • Capacete de proteção; 

Uma boa notícia para os vidraceiros é que de acordo com o peso e estrutura de cada vidro, existem diferentes modelos de ventosa para vidro para lhe atender. 

O manuseio de vidro nunca deve ser feito sem estas ferramentas e acessórios, afinal, um resultado de qualidade é fruto de um serviço capacitado e acima de tudo, seguro. 

Para ter mais dicas de como transportar o vidro em segurança e obter produtos de qualidade, esteja com a GDS. 

 


Deixe seu Email e receba novidades